quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um pouquinho de História

Hoje vamos ter um post diferente, como História sempre foi uma de minhas muitas paixões, falarei aqui sobre a História da Língua Finlandesa, já que também há pouquíssimas informações a respeito disso em português, por isso fui atrás de artigos na Wikipedia inglesa e no livro ''Finnish: An Essential Grammar'' e consegui reunir algumas coisas bem interessantes. Na Idade Média a Finlândia estava anexada a Suécia Católica, e consequentemente, a língua usada para administração do país era o Sueco. Em um contexto oficial, o finlandês era uma língua extremamente secundária, usada somente em ambiente doméstico, informal ou na igreja. Estima-se que a primeira aparição do finlandês escrito foi em um diário de bordo alemão datado do ano de 1540, onde se lia: ''Mÿnna tachton gernast spuho somen gelen Emÿna daÿda'' que em finlandês moderno seria: "Minä tahdon kernaasti puhua suomen kieltä (mutta) en minä taida" e que basicamente significa algo como: ''Eu almejo muito falar finlandês, mas não posso'' e de acordo com o diário, a sentença foi escrita por um bispo finlandês de nome desconhecido. Já o primeiro sistema mais ''compreensível'' de escrita da língua finlandesa foi desenvolvido por Mikael Agricola, um bispo finlandês do século 16, supostamente nascido no ano de 1510. Ele baseou a ortografia no Sueco, Alemão e Latim, e também planejava traduzir a Bíblia para o finlandês, mas primeiramente teria que definir uma série de acordos ortográficos nos quais a língua finlandesa permanece sujeita a alguns até hoje. O bispo Mikael também desenvolveu novos vocábulos como ''armo'' (graça, misericórdia) e ''vanhurskas'' (justo). E é interessante saber que mais de 50% desses vocábulos desenvolvidos por ele ainda estão em uso. Agricola também queria determinar que cada fonema correspondesse a uma letra, porém se deparou com uma série de problemas ao tentar desenvolver esse sistema. Com o passar dos anos, no século 19 escritores como Johan Vilhelm Snellman passaram a trabalhar para a promoção da língua finlandesa, considerando o fato que desde os tempos de Mikael Agricola o finlandês escrito só estava sendo usado para assuntos religiosos. Com a promoção vinda desses autores e de outros meios a língua finlandesa já estava conquistando espaço nas áreas de administração, jornalismo, ciência e literatura, ao lado do Sueco logo no final do século 19. As mais importantes contribuições para a promoção da língua finlandesa foram feitas também por Elias Lönnrot, que foi de suma importância no desenvolvimento do finlandês moderno. A primeira saga literária escrita em finlandês e por um falante nativo do mesmo foi ''Sete Irmãos'', escrita por Aleksis Kivi.

E fiquem também com alguns links legais:

História da língua finlandesa e fonte de 70% dos conhecimentos passados em meu texto: http://en.wikipedia.org/wiki/Finnish_language

Artigo sobre Mikael Agricola: http://en.wikipedia.org/wiki/Mikael_Agricola

Artigo sobre Johan Vilhelm: http://en.wikipedia.org/wiki/Johan_Vilhelm_Snellman

Artigo sobre Elias Lönnrot: http://en.wikipedia.org/wiki/Elias_L%C3%B6nnrot

Artigo sobre a obra ''Sete Irmãos'': http://en.wikipedia.org/wiki/Seven_Brothers

Artigo sobre Aleksis Kivi: http://en.wikipedia.org/wiki/Aleksis_Kivi

Bom, espero que meu texto não tenha sido tão entediante e confuso assim, já que não sou tão hábil em lecionar história hehe. O texto que escrevi foi com base nos artigos wikipedianos que estudei e mais o que achei nos livros. Espero que dele possa-se tirar algum proveito ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário