quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Conjugação dos cinco tipos verbais

No post anterior a este eu mostrei os cinco tipos verbais, e agora vamos aprender como conjugar cada um deles. Para cada tipo de verbo (1,2,3,4 ou 5) há uma determinada regra na hora de conjuga-los. Veja os exemplos abaixo:

Verbo Tipo 1
Em caso de verbos do tipo 1, a último vogal desaparece e acrescenta-se o sufixo de determinada pessoa depois do verbo. Sendo estes os sufixos:


Minä - n (eu)
Sinä - t (tu)
Hän - duplica a última vogal (há excessões) (ele, ela)
Me - mme (nós)
Te - tte (vocês)
He - vat,vät (eles)


Falar ( Puhua )
Minä puhun
Sinä puhut
Hän puhu
Me puhumme
Te puhutte
He puhuvat

Verbo Tipo 2
Em caso de verbos do tipo 2, da,dä desaparece e acrescenta-se o sufixo de determinada pessoa depois do verbo

Syödä ( Comer )
Minä syön
Sinä syöt
Hän syö
Me syömme
Te syötte
He syövät

Verbo Tipo 3
Em caso de verbos do tipo 3, a última sílaba desaparece (la,lä na,nä ra,rä) e acrescenta-se e e o sufixo de determinada pessoa depois do verbo

Keskustella ( Conversar )
Minä keskustelen
Sinä keskustelet
Hän keskustelee
Me keskustelemme
Te keskustelette
He keskustelevat

Verbo Tipo 4
Em caso de verbos do tipo 4, a último sílaba desaparece e acrescenta-se a e o sufixo de determinada pessoa depois do verbo

Haluta ( Querer )
Minä haluan
Sinä haluat
Hän haluaa
Me haluamme
Te haluatte
He haluavat

Verbo Tipo 5
Em caso de verbos do tipo 5, a último vogal desaparece e acrescenta-se se e o sufixo de determinada pessoa depois do verbo

Valita ( Escolher )
Minä valitsen
Sinä valitset
Hän valitsee
Me valitsemme
Te valitsette
He valitsevat

Essas informações também foram obtidas com a ajuda de meu amigo Jefferson através da internet. Espero que elas possam ter alguma utilidade e em breve estarei postando novos verbos aqui no blog. Boa sorte nos estudos ! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário