segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Terminações básicas e harmonia vocálica

Para expressar onde algo ou alguém está usa ''-ssa'' ou ''-ssä'' no final da palavra. E poderiam ser traduzidos como ''em'' ou ''no'', ''na''. Ao contrário do Português, em Finlandês essas terminações são consideradas parte da palavra, e não um vocábulo separado. Por exemplo:

a) autossa = no carro (dentro do carro)
b) yliopistossa = na universidade (dentro da universidade)

Já para expressar de onde algo ou alguém vem, ou ''de onde saiu'' o que será muito util na hora de formular questões sobre nacionalidade e etc. Usa-se ''-sta'' ou ''stä''

a) brasiliasta = do Brasil
b) autosta = do carro

Agora você deve estar perguntando-se, mas porque um está com trema e o outro sem ? Bom, é isso que eu vou explicar agora.

''-ssa'' e ''-sta'' são para palavras que possuem ou combinam as vogais ''a'', ''o'' e ''u''. Se liga nos exemplos:

''Firmassa'', ''Brasiliasta'', ''Suomessa'', ''Suomesta'' e por aí vai...

Já ''-ssä'' e ''-stä'' são para as palavras que só possuem ou combinam as seguintes vogais: ''ä'', ''ö'', ''y''. Saca só mais exemplos: ''työssä'', Jyväskylässä'' e por aí vai...

Agora um fator interessante: as vogais ''e'' e ''i'' podem aparecer em ambos os grupos, porém, se a palavra tiver apenas essas vogais, então será usado ''-ssä'', ''-stä''. Mais exemplos:

''Helsingissä'', ''Mikkelissä'' e por aí também vai...

E para palavras compostas, você seleciona o final de acordo com as vogais da última parte da palavra, por assim dizer:

''Hämeenlinnassa'', ''Kankaanpäässä''.

Além de ''-ssa'' e ''-sta'', você também verá por aí ''-lla'', ''-llä'' (que equivalem a ''-ssa'' e ''ssä'') e também ''-lta'' e ''-ltä'' (que equivalem a ''-sta'' e ''-stä''). Só que estes geralmente são mais usados para se refeir
a ruas ou coisas nelas, ou em alguns nomes de cidades e vilarejos, como Tampere, por exemplo. E para esses, também tem umas regrinhas que são bem cu, porém, importantes de se aprender. Por exemplo, quando você tem que dar um final desse tipo a palavras estrangeiras que terminam em consoante, você adiciona a vogal ''-i'' após essa consoante. Exemplos:

New York -> New Yorkissa
Washington -> Washingtonissa
Hong Kong -> Hong Kongissa

Mas como eu disse anteriormente, existem mais inúmeras regras referentes a isso, e eu pretendo passa-las aqui no blog mais futuramente, pois nesse caso seria melhor um pouco de cada vez, mas por enquanto, é interessante que você estude e revisa isso.

Notas: ''Firmassa'' = ''Na firma'', ''Suomessa'' = ''Na Finlândia'', ''Työssä'' = ''No Trabalho''. O restante se referia a cidades finlandesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário