sábado, 14 de janeiro de 2012

Conjugando os verbos na forma negativa

Em postagens anteriores, nós aprendemos o seguinte:

Minä olen (eu sou) – n para mim
Sinä olet (você é) – t para você
Hän on (ele/a é) – ele/a repete a letra
Me olemme (nós somos) – mme para nós
Te olette (vocês são) – tte para vocês
He ovat (eles são) – vat/vät para eles

Essa é a conjugação verbal no finlandês, já as orações negativas vão acompanhar a palavra '''ei'' que signfica ''não''. Agora os verbos permanecem com suas raízes (vartalo, e que no caso do verbo ''olla'' é ''ole'') e quem é flexionado é a palavra ''não''. 

Minä en ole = Eu não sou
Sinä et ole = Você não é
Hän ei ole = Ele,Ela não é
Me emme ole = Nós não somos
Te ette ole = Vocês não são
He eivät ole = Eles não são

Agora que tal conjugarmos na forma negativa outro verbo que também já aprendemos aqui no blog ? O verbo ''ASUA''.

Minä en asu
Sinä et asu
Hän ei asu
Me emme asu
Te ette asu
He eivät asu

Como podem perceber, a raíz do verbo foi retirada e houve declinação na palavra ''ei''. Espero que eu não tenha sido tão confuso assim nessa minha explicação. Se quiser saber um pouquinho mais, basta dar uma olhada nesse link que é muito bom: http://www.videofinlandia.com/?page_id=362

Nenhum comentário:

Postar um comentário