segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Conversação bem básica

Se você está começando a estudar finlandês agora, é interessante que você aprenda certas frases de conversação que vão ser úteis na vida cotidiana, e listo aqui algumas:

a) Moi, Hei, Terve = Olá

b) Hyvää huomenta = Bom Dia

c) Hyvää iltapäivää = Boa Tarde

d) Hyvää iltaa = Boa Noite

e) Mitä kuuluu ? = Como vai você ?

f) Minä olen hyvin ou Minä voin hyvin = Eu estou bem

g) Kiitos = Obrigado

h) Ole hyvä = De nada

i) Entä sinulle ? = E você ?

j) Mikä sinun nimesi on ? = Qual é o seu nome ?

k) Minun nimeni on ... = Meu nome é ...

l) Hauska tutustua ou Hauska tavata = Prazer em conhecer

m) Mites tämä päivä meni ? = Como foi seu dia hoje ?

n) Miten sinun perhees jakselee ? = Como está sua família ?

o) Tämä päivä oli ihan jees = Hoje o dia foi bom

p) Minun perhe pärjäilee hyvin = Minha família vai bem

Notas importantes: ''Moi'' e ''Hei'' são cumprimentos coloquiais, e você deve usar ''Terve'' somente na primeira vez, quando não se conhece a pessoa. ''Miten menee ?'' serve de alternativa a ''Mitä kuuluu'' e literalmente significa ''Como vão as coisas ?''. ''Minä voin hyvin'' significa literalmente ''Eu me sinto bem''. Além de ''Kiitos'', para expressar gratidão de forma mais exaltada, você pode dizer ''Kiitos paljon'', ''Kiitoksia'', ''Kiitoksia paljon'', ''Kiitoksia oikein paljon'' ou até mesmo ''Kiitos oikein paljon'' signficando ''Muitissímo obrigado'', ''Muito obrigado mesmo'' além de que ''kiitoksia'' é a forma plural de ''kiitos''. Além de ''Entä sinulle'', que significa literalmente ''E quanto a você ?'' você poderá perguntar também ''Entä sinulla'' ou simplesmente ''Sulle ?'' que é bem mais informal. Ao invés de dizer ''hyvää huomenta'', pode dizer também apenas ''Huomenta'', que é bem mais cotidiano. E como já deve ter percebido ''sinun'' e ''minun'', querem dizer ''teu'' e ''meu'' e ''-si'' e ''-ni'' sufixos, mas pretendo abordar mais sobre isso em um tópico sobre gramática. Eu listei aqui muitas frases, portanto, tire tempo para decora-las e pratica-las, o finlandês é uma língua fino-úgrica, ou seja, de um tronco linguístico muito distinto do nosso, e é natural que você sinta uma certa dificuldade em decorar as palavras, pra isso, você precisa acostumar seu cérebro a elas, mas como eu disse anteriormente, tire um tempo para isso, logo formularei tópicos que expliquem melhor as frases e a gramática. Boa sorte para todos ! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário