terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nacionalidades e vocabulário novo

Hoje faço mais um post aqui no blog. E aqui aprenderemos coisas super basiconas: nacionalidades e lugares. Incluindo um verbo novo, o verbo ''ASUA'', que significa ''morar''. Abaixo, vamos ver os nomes de alguns países:

Brasilia = Brasil
Portugali = Portugal
Espanja = Espanha
Ranska = França
Saksa = Alemanha
Italia = Itália
Suomi = Finlândia
Ruotsi = Suécia
Norja = Noruega
Tanska = Dinamarca

Estes são os nomes de alguns países, que como podem ver, grande maioria europeus, é muito importante que você busque mais nomes em outras fontes com o intuito de enriquecer seu vocabulário. Agora vamos a conversação. Veja a sentença abaixo:

Minä olen brasilialainen. = Eu sou brasileiro

Como já deve ter percebido, para formar um adjetivo pátrio na língua finlandesa, você acrescenta ''-lainen'' no nome do país. Exemplos:

- Brasilialainen
- Ranskalainen
- Italialainen

Já para se referir a um idioma, você acrescenta ''-a''. Veja mais exemplos:

- Ranskaa = Francês
- Portugalia = Português
- Venäjää = Russo

Agora vamos a mais um diálogo:

Missä sinä asut ? = Onde você mora ?
Minä asun Riossa = Eu moro no Rio

Ambas as orações apresentam o verbo ''ASUA'', que signifca ''morar'', ''habitar''. Agora vamos aprender a conjuga-lo, tirando a última vogal e mantendo a raíz:

Minä asun = Eu moro
Sinä asut = Você mora
Hän asuu = Ele, Ela mora
Me asumme = Nós moramos
He asuvat = Eles moram
Te asutte = Vocês moram

Como você já deve ter percebido, na língua finlandesa a grande maioria dos verbos são conjugados dessa forma: ''n'' para mim, ''t'' para você, ''mme'' para nós, ''vat'' para eles, ''tte'' para vocês e para se referir a ele ou a ela, basta repetir a vogal final. Mas é claro que essa regra não se aplica para todos os verbos, somente aos regulares, e é importante ressaltar que há verbos pertencentes a outros grupos verbais que diferem destes, como os verbos irregulares por exemplo, e pretendo criar um post mais futuramente para falar sobre esses tais verbos. Há ainda as formas negativas, interrogativas entre outras que também só serão abordadas em outros tópicos. Por enquanto é importante que você vá desenvolvendo suas habilidades aos poucos e sem tanta pressa. A gramática finlandesa é extremamente peculiar e suas declinações não podem ser explicadas todas em um único dia, o que dirá num único post. Memorize o vocabulário e procure treinar sua fala, e é claro: Boa sorte :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário