segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Konsonanttivaihtelu - Mudança Consonantal

Na postagem antes dessa, eu disse que entenderiam o porque das frases que formularam estavam erradas. Agora vamos conhecer algo chamado: KONSONANTTIVAIHTELU (ou ''mudança consonantal'', se preferir), o que ajudará você a comprender certas coisas. Quando você adiciona sufixos em certas palavras, elas sofrem alteração, mas que certas palavras são essas ? Palavras que possuem consoantes duplas, que contém certas consoantes, que contem um certo número de sílabas, vogais e também outros casos e características do cotidiano que será bem fácil de se identificar, mas veja o principal:

''t'' vira ''d'' -> ''pöytä'' simplesmente significa ''mesa'', mas quando se adiciona o sufixo ''-llä'' fica ''pöydällä'' e não ''pöytällä''

Ou seja, como escrito acima, ''t'' vira ''d''. Agora vamos ver mais:

k -> desaparece | Exemplo: ''Turku'' -> ''Turussa''
p -> v | kylpy (banheira) -> kylvyssä
tt -> t | konsertti (concerto, show) -> konsertissa
kk -> k | pankki (banco) -> pankissa
pp -> p | kauppa (loja) -> kaupassa
nk -> ng | kaupunki (cidade) -> kaupungissa
nt -> nn | Skotlanti (Escócia) -> Skotlannissa

As principais consoantes que sofrem essas mudanças são ''k'', ''p'', ''t'' e também suas versões duplas.

Agora vamos ver outro aspecto: A mudança de ''-i'' para ''-e''

Veja por exemplo a palavra ''Suomi'' (Finlândia), é comum vermos em sentenças ''suomessa'' e também ''suomea'', e agora vamos entender o porque disso. Algumas palavras terminadas em ''-i'' perdem esta vogal que é substituída por ''-e'', como exceção de ''Ruotsi'', que significa ''Suécia''. Isso acontece apenas com algumas palavras que não poderei listar aqui, portanto, é uma boa ideia que você procure mais a respeito delas. Porém, a vogal ''-i'' não é substituída por ''-e'' em palavras maiores de duas sílabas. Essa explicação eu consegui através do livro ''Teach Yourself Finnish'', que tem me sido muito útil na minha jornada de estudos do Finlandês. Procure memorizar essas regras, pois elas são extremamente importantes e serão aplicadas sempre. Boa sorte nos estudos ! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário